CURIOSIDADES SOBRE A ESPANHA: CONHEÇA O FOLCLORE E AS LENDAS

Posted: 21 de fevereiro de 2017-Likes: 0-Comments: 0-Categories: Cultura, Viagens

A Espanha tem uma cultura historicamente diversa, pelas várias regiões que a compõem. São 17 comunidades autônomas, cada uma com história, tradições e até idiomas particulares, tornando impossível a tarefa de definir características unificadas de uma “cultura espanhola”. O folclore e as lendas do país são parte dessa cultura diversificada, e carregam em si traços naturais das suas regiões de origem.

Quer saber mais sobre as regiões da Espanha e as tradições de cada uma delas? O Yázigi trouxe algumas curiosidades interessantes sobre o folclore espanhol, mira:

AS DIFERENTES REGIÕES ESPANHOLAS

A divisão oficial da Espanha em comunidades autônomas aconteceu em 1978, após a queda da ditadura franquista. A partir deste período, as regiões poderiam utilizar a própria língua e manifestar a própria cultura sem sofrer repressão do governo central, além de poderem organizar-se politicamente de forma independente.

Mas ainda que a divisão oficial não tenha acontecido até a segunda metade do século XX, as tradições de cada região são muito mais antigas, com influência dos diferentes povos que formaram o país.

LENDAS E TRADIÇÕES

As festas populares são as mais marcantes manifestações folclóricas da Espanha, que acontecem de forma particular em cada uma das comunidades. Uma delas é a festa de Las Fallas, que acontece em Valência, capital da Comunidade Valenciana. Tem origem em uma tradição dos carpinteiros da cidade no século XVIII de queimar restos de material de suas oficinas após o fim do inverno, coincidindo com a celebração do dia de São José em 19 de março. Ao longo dos anos, a tradição transformou-se em queimar grandes figuras de papel machê, desde imagens religiosas a personagens políticos como forma de crítica.

Outra celebração tradicional do país é a Cabalgata de los Reyes Magos, que acontece na região de Granada há mais de 100 anos. É uma celebração cristã em forma de desfile que acontece em 5 de janeiro e homenageia os presentes dos Reis Magos ao menino Jesus. Diversas pessoas vestem-se de ajudantes dos reis magos e distribuem doces a crianças em uma passeata pela cidade, acompanhadas por carros alegóricos. A tradição teve início em Granada mas ao longo dos anos foi reproduzida em diferentes cidades espanholas.

A região de Aragão guarda uma lenda do século XIII que marca toda a história de uma de suas cidades: a dos Amantes de Teruel. A história conta que o humilde Juan Martínez de Marcilla, conhecido como Diego, teria se apaixonado por Isabel de Segura, uma jovem nobre. Ela teria aceitado casar-se com ele, mas apenas se seu pai o aprovasse. Em busca da aceitação, Diego viajou em busca de trabalho e dinheiro para impressionar a família da amada, prometendo retornar em até 5 anos. Isabel esperou o tempo limite mas acabou sendo forçada a casar com outro membro da corte.

Diego regressou e, desesperado com a notícia de que ela já havia se comprometido com outro homem, caiu a seus pés e morreu. Sentindo-se culpada, a jovem o beijou antes que fosse realizado o enterro, e pela intensidade do sentimento dos dois, teria caído morta ao seu lado no mesmo momento. Os dois jovens foram enterrados na Igreja de San Pedro, onde pode ser encontrado o monumento Mausoléu dos Amantes, finalizado em 2005 pelo arquiteto Alejandro Cañada.

A festa de São Jorge também é parte importante do folclore da Catalunha. Sant Jordi (São Jorge no idioma local) é o padroeiro da região, e seu dia é celebrado junto ao Dia do Livro, o que torna as ruas da capital Barcelona lotadas de barracas de livros e flores com a bandeira catalã. As flores vêm da lenda da luta entre São Jorge e um dragão, da qual uma rosa teria nascido do sangue do animal. A celebração acontece em 23 de abril e reúne turistas do mundo todo.

E aí, já está morrendo de vontade de conhecer a Espanha e a sua cultura incrível? Conheça os programas do Yázigi Travel e seja você também um cidadão do mundo!

Prev / Next Post